3 minutos

Olá, pescadores e aventureiros (as)!

Na sequência da matéria sobre os principais tipos de peixes, vamos falar da região Sudeste. Ela é composta pelos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nessa região, temos também, peixes de água doce, água salgada e os exóticos ou introduzidos de outras regiões.

Lembrando, que não vamos relacionar todas as espécies de peixes, já que são muitas, mas sim aqueles que são mais conhecidos e adorados pelos (as) pescadores.

 

Peixes de água doce

Falando dos peixes de água doce, o que é interessante nessa região é que temos duas bacias hidrográficas importantes do país.

A bacia do rio Paraná e a bacia do rio São Francisco. Elas oferecem uma grande variedade de peixes. Além de várias barragens formando lagos como o de Furnas, Ilha Solteira, Três Marias e inúmeras outras, criando um habitat rico e muito adequado para várias espécies.

Temos também o Rio Doce que nasce em Minas e depois vai para o Espírito Santo. E outro rio da região é o Paraíba do Sul que nasce em São Paulo e passa por Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro.

 

Peixes nativos da região Sudeste

Dos peixes nativos da região Sudeste, o mais admirado é o Dourado. É o rei do rio, encontrado tanto na bacia do rio Paraná como também no rio São Francisco.

Além do Dourados, temos: Pintados, Jaús, Cachorras, Tabaranas, Piracanjubas, Pacus, Piraputangas, Curimbatás, Piaparas, Piaus, Traíras, Piranhas, Peixe Cachorro, Lambaris, Carás, Mandís, Jundiás, Bagres, Saicangas, Jacundás etc.

Dos peixes introduzidos ou exóticos, temos o Tucunarés, as Tilápias, Corvina de água doce, o Porquinho, Apaiarí ou Acará, Black Bass, Cat Fish, Bagre Africano, Carpas, Trutas…

Em pesqueiros ou lagos confinados, temos: Tambaquis, Tambacus, Patingas, Matrinxãs, Pirararas, Pincacharas, Cachapiras etc.

 

Litoral

Na região Sudeste, temos uma grande extensão de costa marítima. Dos 4 estados, somente Minas Gerais não tem contato com o mar. O litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são muito ricos em biodiversidade.

Também a pesca é muito praticada desde as áreas de canais, praias, costões, litoral, parcéis, lajes, ilhas, alto mar e plataformas. Assim temos muitas espécies disponíveis para a pesca.

 

Canais

Em canais, sem dúvida o peixe mais procurado são os Robalos.

Nas outras estruturas do litoral é comum a presença de Peixe Espada, Tainhas, Prejerebas, Bicudas, Corvinas, Anchovas, Sargos, Pampos, Xaréus, Dourado do Mar, Vermelho, Porquinhos ou Peroás, Betaras, Pescadas, Peixe Galos, Pargos, Linguado, Olho de Cão, Garoupas, Badejos, Cação, Cavalinhas, Baiacús, Bagres…

E outras espécies que não fazem parte da pesca esportivas, como a Sardinhas, Manjubas e muitos outros.

 

Peixes em alto mar

Em alto mar, parcéis, lajes e ilhas encontramos bons peixes e geralmente de grande porte. É a alegria e os troféus da pesca oceânica. Temos então, Olhetes, Atuns, Barracudas, Olho de Boi, Cavalas.

No litoral do Espírito Santo temos um dos melhores pontos de pesca em alto mar onde em determinadas épocas do ano é possível pescar os grandes peixes de bico (Agulhões e Espadartes) como o Marlin, Marlin Azul, Sailfish (Peixe Vela). Pesca sofisticada com barcos especiais e tripulação especializada.

 

Biodiversidade

A região Sudeste é muito rica em espécies de peixes por ter um clima muito favorável para o desenvolvimento desses peixes. Mesmo com a pesca predatória, estamos conseguindo manter as espécies. Graças a preservação de rios, lagos, parcéis e lajes com leis rígidas e uma política conservacionista equilibrada voltada para a consciência e educação ambiental.

De qualquer região é possível acessar a loja virtual “Nautika Lazer” e conhecer os mais variados produtos e equipamentos da Pesca Brasil. Uma linha bem diversificada que atende a quase todas as técnicas de pesca. Consulte e faça suas compras.

 

Um grande abraço e boas pescarias!

 

Grupo Nautika!

 

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.