4 minutos

São dois os principais tipos de campismo que temos por aqui. Além do camping de aventura que serve de base de pernoite para trilhas, travessias e outras modalidades esportivas outdoor, também temos o chamado campismo familiar que figura a grande maioria do público e que busca o turismo, lazer e estilo de vida como principais características. Principalmente para quem viaja de carro, o peso e a capacidade dos equipamentos não são o quesito mais importante. Chamada popularmente de “tralha”, o conjunto de acessórios, pertences e o próprio abrigo principal tende a ser mais amplo visando conforto extra para o campista solitário ou com a família.

Barraca: sem dúvida é o item fundamental e mais importante. A sua escolha deve ser bem planejada, mas todo campista passa por uma série de renovações que vão se adequando com o seu estilo próprio de acampar. Há modelos mais compactos, mas o público familiar sempre busca uma capacidade maior da barraca para sobrar espaço para os pertences e roupas. Os espaços a mais partem de avancês fechados e vão aumentando para barracas amplas que chegam a se dividir em dormitórios e salas onde podem ser montadas cozinhas e áreas de estar.

Gazebo: Não é um item obrigatório e muitas vezes nem faz parte da “tralha” de muitos campistas, mas tem sido cada vez mais utilizado para ampliar a área coberta do sol ou da chuva. Há modelos abertos e com fechamento completo lateral, onde se pode combinar com a barraca montada contígua. Na falta do gazebo ou mesmo com ele, uma lona é sempre indicada como equipamento de segurança. Qualquer problema que possa acontecer na barraca, como um rasgo por galhos ou ventos, será salvo pela lona.

Forração de cama: Algum elemento sempre fará parte da cama na barraca. A maneira mais simples será o uso de um saco de dormir (sleeping bag) que poderá ser usado também com um isolante térmico. No calor ou mesmo com o saco de dormir, um colchonete pode ser uma boa pedida. Para os que buscam mais conforto, existem colchões infláveis que vão de mais simples até os de tamanho “king” com altura dupla. Para todos estes equipamentos, existem inúmeros modelos, tipos e qualidades.

Iluminação: Mesmo que o campismo familiar possa contar com energia elétrica no camping e a ligação de diversos aparelhos e lâmpadas, a lanterna será sempre um item obrigatório. Além dos tipos mais tradicionais com iluminação em foco, os do tipo lampião distribuem melhor a iluminação dentro da barraca e também no ambiente externo.

Lanternas de cabeça também ajudam muito em algumas tarefas e caminhadas, além de reservar momentos de diversão entre as crianças.

Cozinha: pode ou não fazer parte da “tralha” do campista, já que cada vez mais existem campings com cozinhas coletivas equipadas. De qualquer forma o campista deve garantir sua sobrevivência com os diversos tipos de fogareiros que vão desde ultracompactos, passando por fogões de uma ou duas bocas e chegando em fornos que podem ser alimentados tanto por pequenos botijões como também pelos leves e compactos cartuchos de gás. Os utensílios não podem ser esquecidos. No mercado temos a oferta de muitos kits de panelas, pratos e talheres. Paixão nacional, a churrasqueira é item fundamental para muitos campistas.

Refrigeração: Um item importante na hora de conservar os alimentos ou mesmo gelar as bebidas do final de semana. Desde o isopor até as caixas térmicas, o campista familiar pode contar com coolers termelétricos ou mesmo geladeiras portáteis.

Móveis: Também fazem parte do campismo denominado familiar. Mesas podem ser grandes ou pequenas sempre desmontáveis assim como as cadeiras ou banquinhos. Além de redes e até mesmo de camas de campanha, outros móveis mais requintados podem fazer parte da “tralha” do campista, como móveis de cozinha e até mesmo sofás infláveis.
Banheiro: também pode fazer parte do equipamento de um campista. A barraca banheiro pode servir de trocador como também abrigar um sanitário portátil, chuveiros que podem ser do tipo solar ou com bombas 12V e chegando até mesmo ao conforto de usar o seu próprio lavatório portátil.

Com tanto conforto e equipamentos, muitos campistas contam com carros grandes ou mesmo reboques para acomodar seus mais amados equipamentos. Porém para os que viajam a pé, de transporte coletivo, de bike ou moto, uma boa mochila pode atender aos mais simples e compactos conjuntos de camping familiar que buscam mais conforto.

Complementos ligados a atividades específicas também contam com muitos itens, como cutelaria, pesca e esportes náuticos. Praia e piscina também são os atrativos preferidos do campista familiar.

Assim como todo hobby e esportes, os inúmeros equipamentos acabam sendo uma paixão para quem acampa. Além de buscar o conforto para toda a família, a lista dos “brinquedos” nunca acaba e a cada novidade lançada no mercado, mais espaço é reservado para a “tralha”. Bem servidos, informados e preparados os campistas agora precisam escolher o seu destino e abrir espaço na sua “bagagem” para as recordações que serão eternas em seus corações.

Conteúdo desenvolvido em parceria com Marcos Pivari, do Macamp: https://macamp.com.br/

Um grande abraço e boas aventuras!

Equipe Nautika.