Amigos pescadores e leitores. A pesca na maioria das vezes tem pequenos detalhes que fazem grandes diferenças. E esses pequenos detalhes, geralmente são os acessórios. Sem eles você pode até pescar, mas com eles vai melhorar muito o resultado da pesca.
Como são muitas técnicas, muitas estruturas ou muitos lugares (rios, mar, lagos, canais…) sempre vai ter algo que pode melhorar muito a produtividade na pescaria. Não é só vara, linha, anzol e isca.
Suporte de vara
Vamos começar pela pesca com varas de mão ou varas lisas. Pode ser a velha e tradicional vara de bambu ou as modernas varas telescópicas de fibras. Talvez sejam as mais usadas nas pescas de quem está iniciando. Para esse caso é primordial termos o suporte de vara que nos permite deixar ela em estado de espera, sem movimentos, enquanto o peixe decide atacar a isca.
Também permite que pesquemos com mais varas. Pode ser, 2, 3, 4 ou mais varas ao mesmo tempo. Todas colocadas no suporte de vara, em espera. Quanto mais anzóis na água, maiores as chances de pegar o peixe.
Boias de isopor
Se for em águas relativamente calmas, podemos usar boias de isopor para que o anzol não vá para o fundo e enrosque nas estruturas, ou também, que a pesca fique muito mais sensível e no menor toque do peixe na isca a boia mexa denunciando a presença dele. É muito eficiente e muito usada em pesqueiros.
Chumbo de pesca
Em águas movimentadas é quase que obrigatório o uso de chumbos de pesca, caso seja pesca de fundo. Pode ser em rios, mar ou canais. Dependendo da intensidade da correnteza, teremos que achar o peso ideal da chumbada para que ela fique no fundo onde os peixes estejam. Quanto mais forte a correnteza, maior o peso da chumbada. Mas tem um porém, chumbada pesada tira a sensibilidade do ataque do peixe. Ou seja, chumbo muito pesado, não percebemos a puxada do peixe.
A regra é sempre tentar o chumbo mais leve desde que ele fique no fundo onde o peixe está. Quando se usa o chumbo solto na linha é necessário usar um “stop” (borrachinha protetora, amortecedora de impacto) para que o chumbo não destrua o nó da linha.
Anzol encastoado
Quando vamos pescar peixes predadores que tem dentição muito forte é necessário pescar com o anzol encastoado. E o que é isso? É um pedaço de aço fixado no anzol para que o peixe não corte a linha.
Existem vário modelos ou o próprio pescador pode fazê-los comprando o fio de aço e confeccionando os anzóis encastoados. Para peixes grandes, fio grosso, para peixes médios, fios médios e para peixes pequenos, fios finos. Para melhor produtividade deve ser o mais discreto possível.
Necessários para a pesca de Dourados em rios, Traíras, Piranhas, Pacus, Matrinxãs etc, e em ambientes selvagens. No mar, para todos os peixes que tem dentição forte como Barracudas, Cação, Ubaranas, Espadas, Baiacus, etc.
Split ring, snaps e giradores
Na pesca de arremesso ou com iscas artificiais existem alguns acessórios fundamentais como o “Split ring” que é uma argolinha que conecta a linha à isca. As vezes já vem com a isca dependendo da marca. Sua função é deixar a isca solta para que possa fazer os movimentos propostos, naturalmente.
Igualmente, temos também o “snap” que é uma presilha de engate rápido e que deixa a isca solta. É a solução mais usada nos dias de hoje pela sua praticidade. Também temos os giradores que evitam as torções na linha no caso de usar iscas giratórias como colheres ou iscas vivas.
Elastricô
Na pesca de praia temos o suporte de vara ou secretária que além de segurar a vara, geralmente tem uma pequena bandeja para deixar apetrechos ou iscas. Nessa pesca também, temos o elastricô (borrachinha para amarrar as iscas no anzol). Como os arremessos são fortes, se não usar o elastricô, as iscas serão projetadas para fora do anzol na hora do arremesso, por isso é necessário amarrar.
Acessórios essenciais para uma pescaria completa
Alguns acessórios não estão propriamente ligados à produtividade da pesca, mas são importantes para agilizar, preservar e dar segurança ao pescador. Por exemplo: um bom canivete de corte, um alicate de bico para retirada do anzol do peixe, tesoura ou cortador de linha, um alicate de contenção para abrir a boca de peixes com dentes fortes, um passaguá (coador de peixes), samburá (para manter os peixes pescados vivos), cadeiras, banquinhos, guarda sol e capa de chuva para conforto e outros.
Os acessórios são muitos, por isso aqui temos alguns item mais usados nas pescarias que vão ajudar bastante, melhorando a produtividade, agilizando e proporcionando conforto.
A Pesca Brasil e o Grupo Nautika, têm uma grande variedade de acessórios de pesca e conforto para melhorar suas pescarias. Acesse a loja virtual “Nautika Lazer” e faça sua escolha.
Pescar é ser feliz e fica melhor se estiver bem equipado.
Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.