Por que ocorre a condensação nas barracas e como evitar isso?

Conforme a temperatura cai, o sobreteto esfria e o ar quente passa pelo forro respirável de sua barraca. Ao entrar em contato com o sobreteto ou com o piso frio da barraca, ela se condensa, formando gotas de água.

Criar fluxo de ar pela barraca é a maneira mais eficaz de reduzir a condensação.

A barraca Arizona possui aberturas ao redor que devem ser mantidas abertas, além de possuir cobertura total para proteção contra chuva que deve ser devidamente montada de forma que não toque o interior da barraca.

A condensação nas barracas pode acontecer aos campistas mais experientes. Você acordou com umidade no interior de seu teto duplo ou com uma poça d’água em sua barraca? Você seria perdoado por pensar que sua barraca vazou durante a noite, mas o que provavelmente ocorreu é uma condensação, e isso pode colocar um amortecedor real em sua viagem de acampamento.

Neste artigo, veremos por que isso ocorre e quais etapas você pode seguir para evitar a formação de condensação.

Se você teve o azar de encontrar água em sua barraca NTK, é muito improvável que ela tenha vazado. As barracas NTK são feitas com a mais alta especificação, usando materiais de qualidade e design inteligente. Desde tecidos resistentes à prova d’água e linhas de costura a fortes técnicas de costura e costuras seladas, sua barraca foi projetada para manter a água fora.

Uma pessoa pode produzir até 1 litro de condensação por noite. Então, digamos que você tenha 5 pessoas em uma barraca, são potencialmente 5 litros de água caindo dentro da sua barraca. Outras fontes prováveis ​​de umidade são sapatos molhados, roupas, cachorros, comida e até o próprio ar. O ar quente pode reter mais umidade do que o ar frio, pois a temperatura cai a noite quanto mais umidade é liberada no ar. Então, mesmo sem ocupantes, o ar em uma barraca de seis pessoas retém aproximadamente 1 litro de água!

Condições de chuva também podem aumentar as chances de ocorrer condensação, muitas vezes achamos que a barraca está com vazamento. A água da chuva do lado de fora da barraca, ou água da chuva que evapora da superfície externa da barraca, faz com que a temperatura do tecido diminua, levando a uma condensação mais rápida à medida que o ar dentro da barraca entra em contato com ele.

É importante detectar se houve vazamento ou condensação de água, se você acordar durante a noite enquanto está chovendo, pegue uma lanterna e faça uma varredura em sua barraca para encontrar o vazamento de água e informe-nos o mais rápido possível, a NTK sempre irá cuidar de você.

Como você pode evitar a condensação em sua barraca?

Aqui estão algumas 8 dicas para uma noite seca:

  1. Ventile sua barraca

A maneira mais eficaz de prevenir a condensação é ventilar sua barraca e reduzir a umidade interna dela, promovendo um bom fluxo de ar. Certifique-se de que o sobreteto não esteja tocando a barraca interna. Examine sua barraca para opções de ventilação baixa e alta e abra–as para que o ar úmido saia. Se as condições climáticas permitirem, deixe as seções superior e inferior da porta abertas, as seções de malha podem ser mantidas totalmente fechadas. Se apropriado, também se certifique de que as aberturas da barraca estejam totalmente abertas. Certifique-se de que as aberturas não estão obstruídas por bolsas ou qualquer outro material.

  1. Armazene o material úmido fora

Toalhas, botas, impermeáveis, sungas, amigos suados… mantenha esses itens molhados e encharcados fora da barraca. Use uma cobertura para fornecer armazenamento para o kit úmido.

  1. Não toque nas laterais

Se a pressão for aplicada às paredes da barraca, a água tentará vazar. Mantenha bolsas e outros itens longe das paredes da barraca e esteja ciente de que a condensação pode se acumular quando o equipamento é encostado na parede, fazendo com que toque na chuva

  1. Nunca cozinhe dentro da barraca

Principalmente por segurança, mas cozinhar também libera grandes quantidades de umidade no ar. Lembra daquele exaustor na cozinha de casa?

  1. Desligue os aquecedores

O aquecimento adicional do ar dentro da barraca aumentará o vapor de água no ar, pois o ar quente pode suportar mais umidade, além disso, quanto mais quente a barraca, mais umidade será liberada na barraca por meio da evaporação e transpiração. Em vez de aquecer a barraca, aqueça-se com roupas adequadas e bons sacos de dormir.

  1. Monte sua barraca em um local que receba uma brisa natural

As áreas protegidas são mais propensas a gerar condensação. Monte sua barraca de forma que as aberturas fiquem alinhadas com os ventos predominantes. É melhor ter um saco de dormir bem quentinho do que tentar bloquear todo o fluxo de ar frio.

  1. Não monte a barraca muito perto da água

Rios e lagos podem aumentar a umidade. Armar sua barraca um pouco mais longe das fontes de água pode ajudar a reduzir a condensação.

  1. Leve toalhas extras

Em algumas condições meteorológicas, a condensação é difícil de evitar. Reduza-o usando as etapas acima e leve uma toalha extra para simplesmente enxugá-lo.

Com essas dicas tenho certeza que você não terá mais problemas de condensação em sua barraca.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *