2 minutos

Se você utiliza equipamentos para camping e atividades outdoor, já deve ter reparado que alguns itens utilizam enchimentos. De uma forma geral esses enchimentos são usados em sacos de dormir e jaquetas. Eles são os materiais que fazem o papel de isolante térmico, por isso são utilizados nessas categorias que primariamente servem para nos proteger do frio.

Basicamente existem dois tipos de enchimentos: Os sintéticos, que são fibras desenvolvidas e fabricadas pela indústria, e os naturais, esses são plumas e penas de ganso e/ou pato.
A diferença entre esses enchimentos será a capacidade de compactação e isolamento térmico e de uma forma geral os enchimentos naturais são mais eficientes nesses dois pontos, ou seja, tem um maior poder de isolamento e maior capacidade de compactação. E uma desvantagem óbvia do enchimento natural é que se trata de um produto mais caro.

Ok! Então já sabemos que existem basicamente esses dois tipos de enchimento e que o melhor (de uma forma geral) é o natural, as famosas plumas, mas isso basta para você escolher seu saco de dormir ou jaqueta? Não! Tem vários outros aspectos que você deve levar em consideração ao escolher seu equipamento, mas aqui eu gostaria de falar sobre um especifico: Certificação.
Sim, existe uma certificação para plumas/penas que é utilizada pela indústria outdoor, e as grandes marcas só trabalham com esse tipo de material certificado, isso para garantir que não estão promovendo maus tratos aos animais.

Não tem jeito, não há uma forma “bonita” de utilizar um animal como insumo para produzir um equipamento, mas é possível ao menos ter certeza que esse animal não sofreu maus tratos ao longo da sua criação. Sabemos que existem fábricas que retiram as plumas dos animais com eles vivos, outras que fazem alimentação forçada e por aí vai.
Então uma forma que a indústria outdoor encontrou para não incentivar esse tipo de ação é utilizar apenas plumas certificadas.

Mas certificadas por quem?

Pela RDS (Responsible Down Standard), uma organização responsável por certificar a origem e toda a cadeia de produção dos animais, garantindo dessa forma que não sofreram maus tratos no processo.
Em um mundo cada vez mais preocupado em sustentabilidade e ações corretas, é uma boa notícia saber que existem organizações que se preocupam com um detalhe que poderia passar desapercebido no mundo outdoor.

Quer mais informações sobre esse assunto? Assista ao vídeo:

 

 

Abraços e boas trilhas!

 

Kiko Araujo

www.geartips.com.br