1 minuto

A escolha de uma barraca depende de alguns fatores, como por exemplo, o número de ocupantes, conforto desejado, condições climáticas, região onde vai acampar e etc.
Por isso separamos aqui 6 tipos de barracas para auxiliar na escolha correta da sua aventura:

1- Familiar / Base de acampamento

Possuem um teto espaçoso e luxuoso como uma varanda ou um toldo. São ideais como base de um acampamento para as atividades ao ar livre. São maiores e algumas possuem mais de um quarto.

2- Bivaks

Estes são os abrigos mais compactos para se carregar e oferecem uma proteção contra água para o saco de dormir. Se economizar peso é sua prioridade número 1, a Bivak funciona bem, mas pode ser desconfortável, pois tem o formato de um sarcófago. São indicadas para países onde as estações do ano são bem definidas e o inverno é rigoroso, com neve.

3- Super leves

Mais aconchegantes que as Bivaks, mas ainda assim minimalistas. Algumas podem ser como redes, outras sem piso ou ainda com apenas uma parede, com opções de abertura. As barracas chamadas “solo” entram nesta categoria. A maioria não é autossustentável, ou seja, vem com vareta única e sua fixação é feita pelos specs.

4- 3 Estações

Melhores na primavera, verão e início de outono. Devem ter uma cobertura de proteção anti-inseto ou um design resistente para suportar ventos moderados. Pode resistir a uma polegada ou duas de neve, mas não é feita para resistir a nevascas.

5- 4 Estações

Preparadas para o vento e/ou altas altitudes. Podem resistir à neve e ventos fortes. Tem configuração circular para prevenir o acumulo de neve e dispõe de uma série de outros atributos para aumentar sua resistência. A prioridade não é a ventilação, mas sim a resistência a água.

6- Conversível

Feita para resistir às condições climáticas das 4 estações, mas pode também ser convertida para as configurações de uma 3 estações. Esta configuração envolve painéis presos por zíperes para aumentar a ventilação e remoção de algumas varas para diminuir o peso. Essa é mais comercializada fora do Brasil.

Equipe Nautika

28/01/2021