Os joules são uma medida de força provenientes do resultado de um cálculo matemático simples que determina a potência do seu equipamento.
Resumidamente, em se tratando de carabinas e pistolas de pressão, o cálculo dos joules nos dirá a energia cinética que o projétil (chumbinho ou esfera de aço) possui ao sair da boca do cano.
Vale lembrar que a energia final, ou seja, que o chumbinho ou esfera de aço atingem o alvo é um cálculo muito mais complicado por incluir diversas variáveis como densidade do ar, vento e distância.
Limite de Joules
Interessante que o joules é uma medida internacional e alguns países se utilizam dela para limitar a potência dos equipamentos permitidos. Por exemplo na Europa alguns países limitam em até 16 joules as carabinas e pistolas de pressão disponíveis ao público em geral.
Felizmente aqui no Brasil atualmente a limitação restringe-se ao calibre, sendo permitido sem nenhum limite de potência qualquer equipamento de pressão até 6.0mm.
Como calcular os Joules?
Mas, voltando, o cálculo dos joules para ser efetuado exige que saibamos a massa do projétil (peso do chumbinho) em “grains” e a velocidade do disparo (para isso necessita-se de um cronógrafo) que será elevada ao quadrado (multiplicada por ela mesma).
Esses dois números, peso e velocidade ao quadrado serão multiplicados e divididos por um número constante, qual seja 30860, esse cálculo nos dará o resultado em joules.
Façamos um exemplo hipotético de uma carabina que utilizando um chumbinho de 15 grains de peso está atingindo a velocidade de 220 metros por segundo medida na boca do cano através de um cronógrafo.
Com essas duas informações, conforme explicado acima, elevamos a velocidade ao quadrado (220×220) chegando ao número de 48.400 e multiplicamos pelo peso (15×48.400) e chegando à 726.000 o qual divide-se agora pelo número constante de 30.860 e dessa forma o resultado de 23,52 é o joules obtido, ou seja a energia do equipamento.
Importância da Munição
Após essa breve explicação percebemos que a base de comparação entre diferentes equipamentos somente terá validade ao utilizarmos exatamente a mesma munição.
Sempre lembrando que a potência, ou seja, os joules da sua carabina ou pistola não é sinônimo de precisão, mas isso é um assunto para o próximo conteúdo.
Entender os joules nas carabinas e pistolas de pressão não apenas amplia nosso conhecimento sobre esses equipamentos, mas também aprimora a escolha e o uso consciente deles.
Um grande abraço e bom jogos!
Equipe Nautika!