Motivos para usar o leader

Com a evolução dos materiais de pesca, temos produtos mais técnicos e adequados para cada uso. Um dos casos é a linha do leader.

Normalmente para pesca de arremesso ou iscas artificiais, hoje temos as linhas de multifilamento que são colocadas nos molinetes e carretilhas. Com alta resistência a tração, é possível usar linhas muito mais finas, melhorando arremessos e precisão. Tem elasticidade praticamente zero, ausência de memória tornando-se a linha ideal para esse tipo de pesca. Mas, por usar linhas mais finas na carretilha ou molinete, sua resistência a abrasão fica comprometida. Então é quase obrigatório o uso de um leader.

 

E o que é um leader?

O leader é um pedaço de linha de monofilamento mais grossa que se coloca na ponta da linha de multifilamento para evitar que os peixes que têm dentição, corte a linha com facilidade na luta com o peixe ou se ele passar em alguma estrutura cortante, não rompa a linha, preservando a captura.

Normalmente o tamanho do leader é um pouco menor que a vara que se está usando. Ou melhor, que a união das duas linhas não entre dentro do guia fio ou carretel do equipamento utilizado.

 

Que linha usar para o leader?

A linha mais usada para fazer o leader é a de fluorcarbono, produto moderno com grande resistência à abrasão. Importante lembrar que sempre é uma linha incolor para ficar o mais discreto possível porque é a linha que terá contato com o peixe.

No mar, quando se pesca peixes que têm dentição cortante e são ariscos, se faz necessário um leader ou chicote de linha transparente para amarrar os anzóis. Em caso extremos, usar também o encastoado de aço.

Quando se usa uma linha de monofilamento na carretilha ou molinete é uma tendência usar uma linha de nylon soft que é mais macia, lisa e tem menos memória. É mais eficiente para fazer arremessos longos e por ser elástica, preserva mais os anzóis e ruptura da linha. Para melhorar a resistência à abrasão, também é adequado usar um leader transparente, geralmente numa bitola mais grossa que a linha da carretilha ou molinete. Muito usado em pesqueiros com boias cevadeiras ou pinos.

 

Na pesca de fundo, quando se usa linha de nylon colorida na carretilha ou molinete, é adequado também, usar um leader de linha transparente. Neste caso, mais pela discrição, pois uma linha de color vibrante pode afastar os peixes da isca.

 

A Pesca Brasil, possui uma linha adequada para confecção de leader (Aqualeader Fluorcoating).

 

Consulte a loja virtual “Nautika Lazer”, seção de pesca.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *