2 minutos

A Ubarana é um peixe absurdamente esportivo. A briga que ela oferece é simplesmente sensacional. Por causa de seu formato de torpedo e sua cauda alongada, consegue imprimir enormes velocidades dentro da água, tendo uma força descomunal para seu tamanho e muitas vezes, saltando ao ser fisgada.

Não tem muito valor comercial, pois sua carne é cheia de espinhos, sendo mais apreciada na pesca esportiva pelas brigas e saltos sensacionais que ela dá.

O tamanho mais comum das Ubaranas é de 40 a 60cm, mas podem chegar, dependendo da espécie, a até 1m de comprimento (imagina a briga). Sua coloração é prateada e sua boca é grande e articulada, o que faz com que ela consiga atacar até mesmo grandes iscas.

Normalmente nadam em cardumes e em meia água, profundidade em que geralmente se alimentam.

Seguem algumas dicas para auxiliar na hora de sua pescaria:

1 – As varas de praia Surf ultra e Surf Pro são ideais para pesca desse peixe, pois as duas possuem um Blank de última geração, extremamente leve e rápido, com cabo anatômico e ação rápida, que proporciona alta performance no arremesso, além disso foram desenvolvidas em parcerias com atletas profissionais de competição, tendo capacidade para arremessar até 200g de chumbo.

2 – Para a pesca da Ubarana, várias iscas funcionam bem, como por exemplo: corrupto inteiro, filé de camarão, filés de peixes, minhocas, etc., o importante é lembrar da boca grande da Ubarana ou seja: não economize no tamanho da isca. Como se alimentam à meia água, aconselho um chicote com a pernada mais afastada do chumbo (50-60cm de distância) e não muito longa (por volta de 40cm de comprimento). Isso deve manter a isca afastada do chão e na altura de alimentação das mesmas.

3- E não pode faltar um bom molinete para proporcionar aos pescadores de praia uma experiência ainda melhor. Uma ótima opção é o Molinete Orbital Surf da Pesca Brasil que possibilita arremessos longos e precisos além de oferecer total segurança na briga dos grandes peixes.

4 – DICA DE OURO: Apesar de grande, a boca da Ubarana é sensível e frágil, por isso evite “confirmar” a fisgada, pois o mais provável é que com isso a boca do peixe se rompa e você acabe perdendo o exemplar.

 

Por Hermano Buss do Canal Pesca Fácil, parceiro oficial da Pesca Brasil