3 minutos

É tentador ver a quantidade de equipamentos super leves, tecnológicos e inteligentes que hoje a indústria de materiais outdoor nos oferece. Todo tipo de liga, silicone, tecnologia estão presentes em sacos de dormir, barracas, mochilas e em utensílios de cozinha e é exatamente sobre cozinha que vamos falar.

Como montar um kit básico de cozinha outdoor?

Existem inúmeras opções de equipamentos para cozinha outdoor disponíveis no Brasil e para todos os bolsos.

Então o que comprar para montar seu kit básico? A primeira pergunta que deve ser respondida é para quantas pessoas? Ou seja, você quer um kit solo, apenas para você ou um kit para casal? Ou ainda, para grupos? Essa resposta vai definir a quantidade de alguns itens super básicos como kit de talher, tigelas e canecas, que são itens de uso pessoal.

Pensando em uso pessoal você vai precisar de um kit de talher (com garfo, faca e colher, que podem ser separados ou em uma única peça como o Spork), uma tigela que pode ou não ter tampa e uma caneca, sendo que a caneca é mais interessante do que copo, pois possuem em sua grande maioria alguma proteção térmica e por isso mesmo vão servir para líquidos quentes e frios.

Definida a quantidade de itens pessoais, agora será preciso pensar nos acessórios que irão permitir cozinhar, afinal de contas é para isso que serve a cozinha outdoor.

De novo temos os itens básicos: fogareiro, panela/frigideira e soluções para transportar a comida e ingredientes, como potes com tampa, saquinhos plásticos e etc.

Vários tipos de fogareiros podem ser encontrados, temos os super compactos, os integrados e os de camping!

Aqui é preciso atenção, pois um fogareiro super compacto pode não ser ideal para cozinhar para muita gente e um de camping não será portátil o suficiente para um trekking, então é preciso avaliar muito bem o seu uso para decidir qual comprar. Um que eu gosto muito, é o integrado. Que são aqueles que vêm com a panela/jarra integrada com o fogareiro, tipo o Jet Cook, além de ser compacto e potente.

Então para simplificar as coisas, aqui vai um check list básico para sua cozinha outdoor:

  • Kit de Talher – Tem de tudo, mas não abra mão de ter os três talheres (garfo, colher e faca);
  • Caneca – Opte por uma caneca e não copo, pois essa vai lhe atender com líquidos quentes e frios;
  • Tigela/prato – Tigelas são mais fundas e tem uma capacidade maior e isso pode ser uma vantagem, além disso existem opções que vem com tampa, que pode ser muito bom na hora de transportar ingredientes;
  • Canivete – é um multiuso, uma ferramenta necessária em várias situações e também na cozinha, então, tenha um!
  • Fogareiro – Vários modelos e tamanhos. É preciso avaliar o que melhor vai lhe atender, mas os integrados costumam ser pau para toda obra;
  • Gás – Parece óbvio, mas não dê mole. Leve sempre um cartucho extra de gás nas suas trips;
  • Panelas/frigideira – Se você optou por um fogareiro integrado, já ganhou uma panela multiuso, mas caso tenha optado por outro tipo de fogareiro, vai precisar de panela. Várias opções desde as colapsáveis (as mais compactas) até as de alumínio;
  • Recipientes – Para transportar os ingredientes você precisa de recipientes. Grãos podem ser facilmente transportados em um saquinho plástico, mas para o azeite (por exemplo) um frasco com tampa será fundamental;
  • Água – Garrafa ou sistema de hidratação, a escolha é do freguês! Mas você vai precisar de um equipamento para armazenar água, já que é muito importante.

 

Ah, não se esqueça do café! Pois é para mim café é essencial! Então se é para você também, veja as opções de coadores de café que tem no mercado e não fique sem sua dose de cafeína diária.

 

Kiko Araújo

www.geartips.com.br