2 minutos

Entre os milhares de equipamentos para camping e aventura que temos, a que menos damos importância para sua manutenção e utilização, que pode nos dar sérias dores de cabeça, são as lanternas!

É muito comum chegarmos de alguma aventura ou acampamento e não mexer nos equipamentos até a próxima saída, porém, é de extrema importância o cuidado e limpeza de vários componentes para a sua conservação.

Vocês já devem ter visto (como bons seguidores que são), diversas dicas aqui em nosso blog sobre vários equipamentos, porém, hoje falaremos em especial das nossas queridinhas noturnas, as lanternas.

Por muitas vezes esquecidas em mochilas, enroladas em roupas ou até mesmo dentro das barracas, ela é um item coringa que deve ser manuseado com cuidado para prolongar a vida útil.

Em primeiro lugar, preste a atenção nas pilhas que você utiliza em sua lanterna. Nunca coloque em seu aparelho pilhas de baixa qualidade. Geralmente esquecemos as pilhas dentro da lanterna e isso é algo natural, mas se a mesma for de péssima qualidade, o prejuízo será eminente e em pouco tempo ela começará a vazar, ocasionando na perda total do produto.

Antes de sua utilização, pesquise a quantidade de pilhas e sua capacidade, além das orientações da lanterna para que não ocorra nenhum problema ao instalá-las.

Mas por que isso ocorre?

Existem milhares de modelos de lanternas, mas algumas possuem características específicas como a temperatura de operação!

Atualmente, a maioria dos produtos de iluminação são produzidos em LED (luz por emissão de diodo), o que barateou o produto e melhorou consideravelmente o seu tempo de vida útil.

Outro modelo presente no mercado são as lanternas com lâmpadas alógenas para mergulho, que só devem funcionar em debaixo d’água, por ser um modelo que esquenta rapidamente, o seu bulbo e o corpo podem ser derretidos caso ela seja utilizada da maneira errada.

Outra informação importante fica em torno do defletor espelhado de sua lanterna. Na maioria dos casos, em que eles são banhados com polímero, nunca devemos limpá-los ou tocá-los diretamente, higienizando apenas as lentes, sem a utilização de panos. Se for um modelo de longo uso, por exemplo, seu banho cromado pode se soltar com os toques e comprometer a iluminação do aparelho.

Sempre que finalizar o seu uso, retire as pilhas (se possível) e as coloque em um pequeno saco à parte, em seguida, deixe que haja circulação de ar próximo a lanterna, para que a mesma seja guardada completamente seca.

Devemos nos atentar também ao material utilizado na higienização das lentes, pois caso o produto seja abrasivo, também pode prejudicar o funcionamento do produto!

Por último, mas não menos importante, os modelos recarregáveis exigem um cuidado em especial, que é pouco conhecido do público geral, que é, a descarga e carga completa pelo menos uma vez a cada quatro meses da lanterna em questão, evitando a perca de capacidade cumulativa da bateria em armazenar energia. Esse procedimento pode prolongar a sua vida útil e melhorar a sua performance, preparando sua lanterna para os próximos usos.

Qual o seu tipo de lanterna predileta? Quais os cuidados você tem? Conta para a gente aí nos comentários!

Grande abraço e boas aventuras.