4 minutos

Escolher equipamentos técnicos exige (ou pelo menos deveria exigir) conhecimento técnico. Não que você tenha que ser um expert no assunto, afinal de contas ninguém nasce sabendo e a experiência só vem com o tempo, mas com a enorme oferta de informações que temos hoje, vale a pena dar uma dedicada e se debruçar no assunto antes de comprar equipamentos como barracas, sacos de dormir e mochilas por exemplo.

Então para te ajudar um pouco na escolha de mochilas técnicas, mais precisamente de mochilas cargueiras, aqui vão algumas dicas.

Antes de tudo entenda a demanda que sua mochila vai ter e que tipo de usuário você se encaixa. Alguns exemplos:

  • Esporádico – Você já fez algumas trilhas e até travessias famosas com a Petro x Tere, mas não faz com grande frequência. Normalmente apenas em poucas ocasiões durante a temporada de montanha.
  • Frequente – As mesmas montanhas e trilhas do esporádico, mas com bastante frequência. Não sai das montanhas durante a temporada e até já fez ou está se programando para trilhas no exterior
  • Pesado – Uso pesado. Muitas trilhas e travessias ao longo do ano, sendo algumas bem longas e completamente autossuficientes, que demandam uma mochila mais robusta capaz de carregar muito peso.
  • Profissional – Bom, aqui você é um guia de montanha. Trabalha com isso, está na montanha toda semana e não raro precisa carregar equipamentos para seus clientes. Com certeza você sabe escolher sua cargueira.

Essa classificação acima não é oficial em lugar nenhum. Foi uma forma que encontrei de categorizar os usuários. Então, sim você pode discordar delas, mas eu precisava de alguma categorização para poder passar qual seria a cargueira ideal em cada caso.

Agora que você já se identificou em uma dessas categorias, leve em conta:

Sendo um usuário esporádico você não precisa (ainda) de uma mochila capaz de carregar muito peso, pode optar por mochilas mais leves e menos robustas, mas tenha em mente que quanto mais leve a mochila menos resistente ela é a abrasão.

Se o seu uso é frequente, também pode escolher uma mochila mais leve e menos robusta, apenas saiba que precisa tomar muito cuidado em relação a abrasão. Já se o seu uso é pesado, busque uma mochila pesada, ou seja, robusta e capaz de carregar mais peso e se você for profissional, vai precisar da mochila mais resistente, robusta e capaz de carregar o peso que encontrar. Sua mochila é uma ferramenta de trabalho e não é aconselhável economizar nesse item.

A Deuter tem 3 linhas de cargueiras que vão atender esses tipos de usuário, claro que outras marcas também têm e valem sempre a pena pesquisar, mas aqui eu relaciono essas linhas

  • Aircontact Lite – A linha mais leve. Super ergonômica e capaz de carregar cerca de 15kg com total conforto. Essa deve ser a opção dos usuários esporádicos e frequentes
  • Aircontact – Essa já é um pouco mais robusta, carrega cerca de 20kg e vai atender muito bem os usuários frequentes e pesados.
  • Aircontact PRO – Essa é o “tanque de guerra”. Super robusta e com uma estrutura que garante carregar até 30kg com conforto, ou seja, é para quem precisa mesmo.

A Deuter tem uma linha que também vai atender muito bem os usuários frequentes e pesados, a ALPAMAYO.

Essas linhas de cargueiras da Deuter mostram bem a diferença entre as mochilas e deixam claro que um usuário esporádico não precisa de uma PRO, ou que um profissional não deve optar por uma LITE.

Para finalizar, fique atento a esses pontos quando for escolher sua cargueira:

  • Compre em loja física. Sempre que possível, claro, mas o ideal é você experimentar muito bem a mochila, fazer todos seus ajustes e só então escolher sua mochila.
  • Mochila leve carrega pouco peso. Simples assim. Não se apegue ao peso em si da mochila, isso não importa, o que importa é o sistema que ela tem para carregar o peso com conforto. Uma Deuter bem ajustada pode transferir até 80% do peso da mochila para seu quadril.
  • Mochilas cargueiras devem ser usadas para trekking com pernoite ou mesmo para viagens tipo mochilão. Se o seu objetivo são trilhas curtas, bate e volta a cumes e pequenas caminhadas, busque uma mochila de ataque, não uma cargueira.
  • De uma forma geral podemos dizer que: até 35 litros é uma mochila de ataque, entre 35 e 55 litros é uma mochila semicargueira e acima disso já é uma cargueira.

Se dedique e pesquise. Sua cargueira vai ser sua companheira por muitos e muitos quilômetros, portanto é fundamental que estejam afinados entre si.

 

Boas aventuras e até a próxima!

 

Equipe Nautika