2 minutos

A prática do tiro esportivo é conhecida mundialmente por testar as capacidades físicas de agilidade e equilíbrio do operador, tanto nos cenários de movimentações rápidas do tiro dinâmico quanto na postura e estabilidade do tiro de precisão. Dentro de todas essas modalidades, o calçado é um componente extremamente importante como base de interação entre o operador e a pista, tanto as pistas internas quanto as pistas ao ar livre. Por isso, o calçado apropriado não somente melhora o desempenho do operador, mas também torna a prática mais segura evitando resvalos, derrapagens e quedas.

Para entendermos qual tipo de calçado é mais indicado, precisamos dividir o conceito em cinco partes: retenção, estabilização, cobertura, solado e conforto.

 

Retenção

A retenção de um calçado é a capacidade de permanecer fixo ao pé na mesma posição durante toda a atividade, sem risco de se soltar até mesmo nos movimentos mais abruptos. Dessa forma, chinelos, sandálias, slippers e etc não podem ser utilizados nessa aplicação, mas sim calçados com um sistema de retenção firme como, por exemplo, cadarços.

 

Estabilização

A estabilização leva em consideração a capacidade do calçado em manter o pé e a sua articulação firmes até mesmo durante os movimentos mais abruptos, evitando torções que podem prejudicar a mobilidade do praticante. Um bom exemplo de calçado que atende essa característica é a bota de aventura, tendo em vista que cobre e estabiliza o tornozelo.

 

Cobertura

A cobertura é a característica do calçado em cobrir completamente o pé com um material firme e resistente, impedindo a entrada de areia e pedras durante as movimentações em pistas ao ar livre e, nas pistas internas, protegendo o pé do praticante dos estojos quentes que podem acertar os pés durante as séries de disparos.

 

Solado

O solado é sem dúvidas o componente mais importante de um calçado apropriado para a prática do tiro esportivo, tendo em vista que é o primeiro contato entre o operador e o solo. Dessa forma, é essencial que o solado seja primeiramente forte o suficiente para evitar perfurações por pedras, galhos e espinhos ao ar livre e cápsulas amassadas nas pistas internas. Outro ponto muito importante do solado é a presença de travas antiderrapantes que ofereçam tração em qualquer tipo de ambiente interno ou externo, em ambientes secos ou úmidos, tornando os passos sempre firmes e reduzindo as chances de resvalos e derrapagens.

 

Conforto

E por fim, o conforto é outro ponto extremamente importante que vai garantir o melhor desempenho do operador. Se o calçado atender a todos os quatro pontos anteriores, mas for desconfortável, os movimentos durante os treinamentos e competições serão mais lentos e reduzirão a concentração do operador, prejudicando os resultados e as pontuações. Todas as pessoas são diferentes e cada operador tem a sua percepção de conforto, por isso é extremamente importante escolher qual modelo vai se adaptar melhor aos seus pés.

 

E assim, aplicando esses cinco pontos, você já está pronto para escolher o seu primeiro calçado para a prática do tiro esportivo, garantindo movimentos firmes, precisos, estáveis e seguros que, como consequência, vão garantir melhores resultados e pontuações.

 

Um grande abraço e ótimas aventuras!

 

Texto escrito em parceria com Juliano Negri.