Na hora de adquirir qualquer equipamento sempre fica aquela dúvida de qual marca e modelo escolher, correto?
Pois bem, com esse texto esperamos contribuir com a escolha mais adequada para o seu tipo de aventura.
Vamos dividir os equipamentos em três pontos principais para análise, que são:
Qualidade, Peso/Volume e Custo
Qualidade: Resistência, Confiabilidade e Durabilidade do Produto
Peso/Volume: O espaço e peso ocupado pelo produto dentro da mochila ou bagagem
Custo: Valor pago pelo produto
“Faço atividades outdoor há 15 anos e minhas prioridades de análise para compra de produtos foram mudando conforme fui envelhecendo e realizando atividades mais exigentes em locais peculiares.” – Robzera
Nosso parceiro Robzera relata que quando começou sua vida outdoor não tinha muito conhecimento e com pouco dinheiro optou por equipamentos onde o custo era baixo, começou com barracas compradas em supermercado que duravam um ano no máximo, ou seja, a qualidade era baixa e era um produto relativamente pesado comparado com produtos semelhantes que possui atualmente. Vale ressaltar que naquela época os lugares que ele acampava eram geralmente em praias e beira de lagos.
Então é natural que no início da vida outdoor o primeiro ponto a ser priorizado é o custo. Conforme vamos evoluindo e a necessidade de ter produtos mais técnicos vai aparecendo, este fator (custo) deixa de ser relevante e o peso/volume passa a ser prioridade. Lembrando que com isso o custo acaba aumentando porque produtos técnicos e leves acabam sendo mais caros normalmente.
Geralmente um custo mais alto também acaba entregando um produto com uma qualidade melhor, mas não necessariamente um produto leve e pouco volumoso. Por exemplo um saco de dormir sintético pode ter a mesma qualidade de um saco de dormir de pluma, mas não vai ter o mesmo volume-peso, e é uma ótima escolha caso o seu intuito seja acampar em locais preparados para receber visitantes com fácil acesso, os famosos campings.
Robzera viu tudo isso acontecer na realidade quando foi para a montanha pela primeira vez:
Robzera conta que em 2017 resolveu fazer sua primeira montanha na serra catarinense, depois de anos usando barracas sem qualidade e pesadas adquiriu uma Everest da Guepardo, barraca excelente para quem quer começar a acampar nas montanhas brasileiras porque tem qualidade e durabilidade, peso e volume com valores legais dentro da faixa de preço dela, ou seja, o custo-benefício dela é um dos melhores que possuímos no mercado nacional outdoor.
“Tinha tudo para ser uma experiência ótima se não fosse por uma coisa, como não tinha vivenciado aventuras em lugares altos e estava acostumado a acampar em praia durante anos, não fazia ideia de que a temperatura nas montanhas cai muito até mesmo na primavera e verão, levei um saco de dormir para 15 graus e um isolante bem simples. A noite choveu e a temperatura caiu muito, se não fosse pela barraca que segurou bem a chuva eu teria me ferrado muito pois meu saco de dormir e meu isolante usados nessa aventura não eram próprios para esse tipo de clima.” – Robzera
Ou seja, a qualidade da barraca o salvou de passar por uma situação pior pois o restante dos seus equipamentos não era próprio para aquele tipo de situação. Por isso é muito importante sempre verificar se o equipamento que está usando é adequado para o local, antes mesmo de validar se a qualidade dele é boa ou não.
Peso extra
Atualmente a fotografia se tornou a ocupação principal de Robzera que acaba tendo que levar sempre um peso extra na sua mochila como câmera, lentes, drone, baterias, Power banks, tripé e afins. Com isso ele teve que priorizar o peso e volume na escolha dos seus equipamentos. Desde a escolha da mochila atual que usa uma Deuter Act Pro que tem o melhor peso percebido do mercado, um saco de dormir de pluma Deuter Astro Pro que tem o peso e volume perfeito para o tipo de atividade que ele faz, um isolante térmico da Sea To Summit que ocupa um volume bem baixo pro nível de conforto que ele proporciona, um jogo de cozinha NTK de silicone extremamente leve e de baixo volume entre outros itens.
E com isso voltamos lá ao começo do texto onde Robzera diz que com o tempo suas prioridades vão mudando e a forma de analisar os produtos essenciais para suas aventuras também.
Esperamos que esse texto ajude você a escolher melhor seus equipamentos.
Um grande abraço,
Boas aventuras!
Texto escrito em parceria com Robzera