3 minutos

Não há nada pior do que perceber que você colocou sua jaqueta impermeável no fundo da mochila e uma chuva torrencial está prestes a cair. Ou quando você precisa ir ao banheiro e não consegue achar a sua pá e o papel higiênico ao ponto de precisar espalhar os objetos da sua mochila para tentar encontrar o que precisa às pressas.

Abaixo listamos algumas dicas que a equipe da Gear Tips, especialistas em outdoor trouxeram para te ajudar a organizar sua mochila antes de um a aventura.

Escolha uma boa mochila!

Antes de escolher uma boa mochila, você deve se perguntar: Quanto tempo vai durar a minha viagem? Quanta comida e água eu devo levar? Quantas roupas vou precisar? Quais equipamentos preciso carregar? Essas questões vão te ajudar a escolher a mochila ideal e vai facilitar a organização da mesma.

Se você vai fazer uma viagem curta, com certeza você pode pegar emprestada aquela mochila antiga da década de 1980 que o seu tio guardou. Mas se você estiver indo para uma trilha de vários dias, você precisará de algo mais confortável, ergonômico e com recursos. Antes de comprar vale a pena visitar uma loja especializada e experimentar alguns modelos para descobrir quais irão servir melhor em você. Uma mochila desconfortável não é nem um pouco divertida durante uma caminhada longa.

Sim, algumas mochilas para trilha podem parecer iguais, mas nem sempre são. Diferença entre tamanhos, medida de torso, costado, estrutura, capacidade de carga e o design podem fazer uma enorme diferença de uma pessoa para outra. Características assim também podem fazer com que ela sirva para um tipo de atividade, mas não sirva para outro, por exemplo.

Cuidado com as coisas extras

Aprender o que é essencial faz parte da sua jornada como caminhante, mas o princípio básico que você deve ter em mente é tentar deixar a sua mochila o mais leve possível (sem afetar sua segurança). Coloque todos os seus equipamentos espalhados no chão e observe com atenção cada um deles. Dependendo do tamanho da sua mochila você terá muito espaço para levar alguns itens a mais, e é aí que mora o perigo. Algumas pessoas veem esse espaço extra e vão colocando coisas desnecessárias na mochila.

Faça uma seleção de todos os itens que são essenciais. Isso inclui barraca, sistema de dormir, kit de primeiros socorros, roupas, fogareiro, etc. E então você pode criar uma segunda pilha de equipamentos, chamada de pode ser que eu precise disso. Agora começa o seu processo de seleção e desapego. Você precisará desses equipamentos todos os dias? Não é algo fundamental? Não afeta a sua segurança? Então não leve.

Observe que existem alguns itens que devem estar sempre na sua mochila de trilha (mesmo que você nunca precise usá-los), como a lanterna de cabeça, o cobertor de emergência, a jaqueta impermeável, equipamentos de emergência e orientação e o kit de primeiros socorros.

Quanto menos peso você tiver que carregar, melhor será a sensação da sua mochila nas suas costas durante a caminhada, e mais fácil será o processo de organização dela.

Nas suas primeiras trilhas você vai acabar levando algumas coisas a mais. Com o tempo e a prática isso vai mudando, acostume-se a observar tudo que você usa e o que não usa durante cada viagem. Comece a eliminar os itens que não são usados, e aos poucos você encontrará a sua lista ideal de equipamentos. Mas lembre-se que os equipamentos usados em uma viagem no verão pelo litoral nem sempre serão os mesmos que você usará em uma viagem no inverno pelas montanhas – principalmente se pensarmos nas roupas e no sistema de dormir. Fique sempre atento para que detalhes não prejudiquem a sua segurança.

Um grande abraço e boas aventuras!