3 minutos

Olá amigos pescadores (as), tudo bem?

Sabemos que quando começamos a pescar, praticamente para cada tipo de pesca, existe um material adequado. Assim, é comum acumularmos uma grande quantidade de tralhas. Então, é importante sabermos organizar e armazenar corretamente.

É primordial ter um lugar, seja em casa ou apartamento, que possa guardar todos os equipamentos e que geralmente não vá atrapalhar a rotina da casa. Muitos que tem casa, deixam organizados na garagem ou em uma sala específica para isso. Lógico que se possível, um lugar seguro que pessoas estranhas não tenham acesso, mesmo porque hoje em dia, muitos equipamentos são caros e se forem roubados ou extraviados, o prejuízo é alto. Importante é que possa manter limpo e organizado, fora do alcance de crianças pequenas e animais pois na tralha sempre vai haver anzóis, canivetes ou objetos cortantes evitando assim acidentes domésticos. Em caso de apartamento o ideal é ter armários fechados onde possa guardar suas tralhas. Sempre num ambiente com um mínimo de ventilação para não mofar alguns itens.

Todo bom pescador sabe que uma pescaria começa em casa, antes de ir para o rio, para o pesqueiro, mar, praia ou canal. Geralmente para cada um desses lugares, tem uma tralha adequada. Alguns equipamentos são comuns mas outros são específicos para cada tipo de pesca. Daí a importância de manter em ordem e separados para cada ocasião, facilitando o trabalho na hora que for pescar e não levar o material equivocado ou esquecer, o que será as vezes, uma grande decepção.

Para o pescador minucioso com certeza teremos uma grande quantidade de tralhas, considerando itens de pesca, vestuário, segurança e comodidades. Imaginem que além de varas, carretilhas, molinetes, anzóis, iscas… teremos as nossas roupas, calçados, capa de chuva, protetor solar, cadeiras, guarda sol, fogareiro, primeiros socorros… É muita coisa. Mas em nome da comodidade e de um dia inesquecível, somos capazes de tudo. O importante é ser feliz com a pesca.

Amigos, não acabou ainda. Na pesca temos o “antes”, o “durante” e o “depois”. O antes, é a preparação, o durante é a pesca propriamente dita e o depois é o cuidado que devemos ter com nossa tralha. Aquela que tem o nosso perfil e nos diz quem somos.

Não podemos voltar para casa e jogar tudo num canto e largar. É importante a nossa dedicação, reorganizando, secando os materiais molhados, limpando aqueles que estão sujos e depois guardar em ordem para a próxima pescaria. Isso também pode ser muito prazeroso relembrando os momentos positivos da pesca. Assim você tem sua tralha por muito tempo, conservada e preservada para dar muitas alegrias e ter orgulho daquele item que é o seu “xodó”.

Vale a pena lembrar que quando a pesca é um água salgada ou salobra, todo o material metálico tem que ser lavado e secado para não correr o risco de oxidação (ou enferrujar). O sal destrói muitos equipamentos se não for cuidado.

Pescar exige dedicação e quanto mais cuidado tivermos com nossa tralha, melhor nos sentiremos na hora da pesca. É oferecer ao peixe aquilo que vai dar resultado, as vezes ficar discreto e imperceptível ou as vezes fazer barulho ou movimentar para chamar a atenção. Mas o objetivo é um só. Ter o peixe na linha e vencer a esperteza dele. E assim teremos mais um troféu na vida.

Então vai um último conselho. “Quem guarda e cuida sempre tem”.

Não esqueça, se estiver montando uma tralha ou for repor algum equipamento, a Pesca Brasil e a Nautika dispõe da maioria dos itens necessários para a prática de uma boa pescaria com ótimos custos/benefícios.

Um grande abraço e ótimas pescarias!

Texto escrito em parceria com o Nelson Chiba.