1 minuto

Olá amigos aventureiros como estão?

Hoje eu gostaria de abordar um assunto bem polêmico e de opiniões diversas: Como acampar na chuva?

É verdade que o melhor dos mundos em acampar é quando o clima está muito bom, sem previsão de chuva. Geralmente nos programamos com muito tempo de antecedência e as vezes dependendo do feriado, temos que fazer reservas no camping para poder desfrutar do espaço.

Embora hoje a tecnologia nos ajude com a previsão do tempo, muitas vezes tudo dá errado e naquele lugar onde vamos acampar vai chover bastante. E aí, o que fazer?

Eu costumo dizer que para cada tipo de aventura você tem um tipo de produto diferente e começando pelas barracas, existem vários modelos para vários bolsos e gostos.

Temos a nossa linha GT por exemplo que, com modelos a partir de 2500mm de coluna da água que é espetacular para aguentar chuva, mas mesmo a barraca sendo a melhor para chuva, é indicado o uso de lona?

Para esses modelos não seria necessário tendo em vista apenas a impermeabilidade, porém, como campista que sou, gosto muito de tratar bem meus equipamentos, sendo assim, a lona ajuda muito a preservar não somente a impermeabilidade como principalmente a vida útil do produto, pois, sol e chuva deterioram mais rápido o sobre teto em exposição direta. Outro detalhe interessante é que na hora de dormir a lona não fica encostada na barraca o que diminui o barulho da chuva caindo no sobre teto.

Para barracas com impermeabilidade inferior a 1000mm de coluna da água, minha sugestão é sempre levar lona.

Mas um detalhe muito importante e que deve ser observado antes de colocar uma lona em cima da sua barraca, é fazer uma estrutura com cordinha ou algum suporte para que a lona não encoste na barraca caso contrário ela pode trazer um problema de abafamento interno, inibindo assim a circulação de ar.

Sabe aqueles detalhes que fazem nosso camping se tornarem prazerosos? São detalhes assim que farão toda diferença entre a aventura e o perrengue. ?

 

Conte para gente como vocês utilizam lonas nos seus acampamentos.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Henrique Recce