4 minutos

A pesca em pesqueiro é uma atividade que veio para ficar, como uma ótima opção para quem gosta de conforto, muitas facilidades e excelente custo/benefício. Mas para que isso aconteça, temos que ter consciência e atitude civilizada para que todos realizem a pesca com muita alegria, satisfação e bons resultados. Então segue 10 dicas infalíveis para pescar bem em pesqueiros.

 

1 – A escolha do dia que vai pescar

É uma dica que não é possível para a grande maioria dos pescadores, mas pescar em dias que tem menos frequentadores, aumenta muito as chances de boas capturas. Nas redes sociais, as fotos de grandes troféus acontecem em dias da semana onde tem menos gente e você pode escolher o lugar mais piscoso do pesqueiro. Sábados, domingos e feriados são dias de muito movimento nos pesqueiros e os peixes ficam ariscos, dificultando a pesca. Mas, isso não é uma regra, e sim uma sugestão para melhorar os resultados de sua pesca.

 

2 – A escolha do pesqueiro que vai pescar

Escolher um bom pesqueiro que tenha muitos peixes, inclusive aquele que gosta de pescar, e que tenha uma boa estrutura para atender os pescadores, já é meio caminho para se ter um dia de pesca com muito sucesso.

 

3 – Todo pesqueiro tem lugares mais produtivos no lago

Sabendo o lugar onde sai mais peixes, sua chances melhoram muito. Procure saber onde é, e chegue cedo para ocupar esse lugar. Mas se não for possível, ainda sim, pode pescar próximo, apostando nas técnicas, variando iscas. Nunca invada ou arremesse no lugar de pesca dos outros. Isso só trará confusão, além de ficar mau visto.

 

4 – Faça o seu lugar para a pesca

Começando a pescar em lagos médios ou grandes, se for de superfície ou meia água, jogue ceva com a boia cevadeira. Jogue de 3 a 4 copos de ceva no mesmo lugar à sua frente e veja o que acontece. Se os peixes subirem para comer, é quase certeza que vai pegar. Assim você concentra o cardume na sua frente. Escolha a técnica e mãos à obra para a captura.

 

5 – Se não tiver ação na superfície

Se os peixes não subirem para comer, use a pesca de meia água, tentando descobrir a profundidade ideal que os peixes estejam. Capriche nas iscas que podem ser miçangas, massas, minhoca, lesma, salsicha, ou a pesca de fundo com massas.

 

6 – Dias nublados e quentes tem mais possibilidades de pesca

Em dias nublados os peixes tem mais predisposição à comer e portanto fica com muita ação. Lembro que isso acontece na temporada de pesca, ou seja, no verão. No inverno, por regras da natureza, principalmente os peixes redondos reduzem bem a atividade.

Em dias de sol forte e muita luz, os peixes não gostam de subirem para comer a ceva. Se estiver pescando num dia assim, opte em pescar de meia água ou de fundo. Se tiver com nuvens, aproveite a hora que a nuvem faça sombra no lago para tentar na superfície. Fique atento.

 

7 – O vento é muito importante na pesca com boias em pesqueiros

A boia é muito importante para arremessar o seu anzol bem no meio do lago. Se puder escolher a posição no lago, prefira sempre pescar de costas para o vento. Sua linha sempre ficará esticada à sua frente.

Se pescar com vento de lado, em poucos minutos sua boia e linha vai invadir o local de pesca de seu vizinho ao lado. Assim em poucos minutos terá que recolher e fazer um novo arremesso. Isso atrapalha a produtividade de sua pesca. Se apoitar a sua boia com chumbo, é uma boa solução, mas vai errar muitas fisgadas por causa do peso do chumbo solto na linha.

 

8 – Procure saber qual a melhor técnica para bons resultados no pesqueiro que vai pescar

Cada pesqueiro tem uma característica. O que funciona num pesqueiro, pode não funcionar em outro. Principalmente se escolher um peixe específico para pescar. Então saiba qual a técnica mais produtiva para o lugar.

 

9 – Quais são as melhores iscas para o pesqueiro que vai frequentar

Outra característica que pode mudar de um pesqueiro para outro. Hoje temos uma infinidade de iscas que podemos usar. Melhor saber quais as que podem proporcionar os melhores resultados. Com a modernidade das redes sociais, é sempre possível pesquisar. Fazendo as escolhas certas, mais uma chance de melhorar suas capturas.

 

10 – Tenha o equipamento adequado

Muitas vezes, está tudo perfeito. Mas você está com um equipamento que não faz um bom arremesso, não conseguindo acessar o meio do lago. Assim a suas chances diminuirão muito. Então tenha sempre um equipamento adequado, equilibrado. Linhas muito grossas, não fazem bom arremesso, anzóis muito grandes, espanta os peixes. Não improvise. Por exemplo: equipamento para pesca de alto mar é uma coisa, equipamento para pesca em pesqueiro é outra. Procure saber o que é adequado.

 

Bônus – Seja educado para que todos pesquem em harmonia

O ambiente de pesca é muito importante. Você precisa do máximo de tranquilidade para se concentrar e não perder a fisgada.

Ficar arremessando a sua linha de lado fatalmente vai cruzar a linha do vizinho. Assim, nem você e nem ele vai pescar em paz. Além de ser motivo de muitas desavenças. Então respeite e jogue sua linha sempre à sua frente que é o seu lugar. Assim vai ter tranquilidade para praticar a sua pesca com bons resultados.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba